Viva o webOffice
As Suites de Produtividade têm os dias contados, sobretudo, as mais gordas que ocupam imenso do sempre precioso espaço dos nossos discos. Uma nova geração de programas de processamento de texto e de escritório electrónico, sediadas na web está a aparecer.
Uma das que tive notícia é o Writely, que não fui a tempo de experimentar, porque entretanto foi comprado pelo Google. Este texto está a ser escrito no gOffice numa janela do Firefox. O texto será gravado numa pasta de utilizador (minha) no próprio "site". Entretanto tenho a possibilidade de o ver em PDF, ou em HTML, e de guardar uma cópia no meu Desktop, imprimir a partir desse viewing para uma impressora, ou enviá-lo directamente como anexo por email (sem necessitar de abrir um programa de email). Apenas não consegui gravar directamente para uma outra pasta da net em FTP, embora possa sempre fazer isso posteriormente, uma vez o tendo no meu desktop.
Afinal a Sun tinha razão: "The net is the computer" (ou qualquer coisa do género).
</p>É óptimo sabermos que podemos trabalhar sem os programas instalados no nosso computador, desde que tenhamo uma ligação à Internet.