A começar pelo princípio
António Barreto e Nuno Crato querem falar de Educação, "a começar pelo princípio", num ciclo de conferências, noticiado pelo Educare. Nela participa o filósofo Fernando Svater, o autor de O Valor de Ensinar e várias personalidades, cujos nomes aqui ficam para futura referência:
- Ricardo Moreno Castillo, um professor de Matemática madrileno,autor de De la buena y de la mala educación;
- Michel Fayol, um psicólogo francês que tem produzido estudos científicos muito valiosos sobre a maneira como se aprende matemática;
- Roger Beard e Linda Siegel, especialistas no ensino da leitura
Na entrevista ao Educare, Nuno Crato enfatiza as ideias que já lhe conhecemos:
- A motivação não é um pressuposto inicial da aprendizagem
- A compreensão crítica não deve ser um objectivo primordial e não se opõe à memorização e ao treino
- O ensino não se deve basear preferencialmente no contexto cultural ou vivencial dos alunos
- Deve-se insitir na a generalização e na abstracção e não restringi-las.
- Os docentes são os agentes decisivos do ensino e têm sido menosprezados e desautorizados
- A avaliação dos professores não deve ser feita independentemente da avaliação dos alunos
- Predominam crenças infundadas no valor da "vivência dos alunos", da "autoconstrução" da aprendizagem, do "ensino em contexto", das actividades e das "investigações"
Veja, se quiser, mas não diz muito mais do que escrevi: Educare, "Começar pelo princípio"