Sujeito e predicativo
Comentário a "O Ciberdúvidas anda distraído da Sintaxe".
No DT, sujeito é "Função sintáctica desempenhada pelo constituinte da frase que controla a concordância verbal." Assim, mesmo as frases de sujeito nulo como "hoje está frio" têm sujeito já que há uma entidade que, embora não apareça à superfície, controla a concordância.
Em línguas que não permitem o sujeito nulo como o francês, ele aparece em frases equivalentes: "Aujourd'hui il fait froid". Assim como em inglês, "It's cold today".
O que define o sujeito é a concordância com o verbo. Se "A rapariga é bonita" muda no plural, para "As raparigas são bonitas", verifica-se que o sujeito se liga ao verbo pela concordância em número e pessoa. Nos copulativos, como se observa no exemplo acima, é não só o verbo, mas também o predicativo que concorda com o sujeito em género e número. "O rapaz é bonito", "Os rapazes são bonitos".
Como o DT explica, a sintaxe tem a ver com a combinação das palavras para formar frases e não com as relações de sentido. "Disciplina da linguística que estuda a forma como as palavras se combinam para formar unidades maiores". O que a sintaxe tem de fazer é combinar esses elementos para formar entidades que fazem sentido. Deste, trata a semântica. O mesmo sentido pode ser expresso por frases com estruturas sintáticas diferentes. As regras da sintaxe apenas têm de assegurar a sua boa formação.